Alterar senha

Colonoscopia

O que é?

Colonoscopia Clique para ampliar

A Colonoscopia é o exame visual da mucosa do cólon,podendo ser diagnostico e, ou terapêutico,onde se faz retirada de pólipos, hemostasia, remoção de corpos estranhos, descompressão, etc....
O colonoscópio é introduzido pelo ânus, passa descendente, transverso e ascendente, chegando até as vezes a inspeção do segmento distal do intestino delgado.

Indicação

Para a avaliação de: Dor abdominal de origem desconhecida, achados de outros exames, sangramento retal não orificial, diagnóstico de diarréias crônicas, de constipação, suspeita de neoplasias, diverticulose, colite actínica, colite isquêmica, endometriose, hemorragia digestiva baixa. Alem de: Rastreamento para câncer de cólon e reto, seguimento de pólipos, após cirurgia e doenças inflamatórias. A contra indicação absoluta e a gestação.

Como é feito ?

Para a realizacao de colonoscopia, tem-se que fazer o preparo do colon, que você encontra, na parte de preparo deste site.
Colonoscopia Clique para ampliar

No serviço de endoscopia da Drª. Patrícia, os exames são realizados, rotineiramente, sob anestesia, sempre com a presença de um anestesiologista.
Quando a enfermeira chamar par entrar para a sala de exame, você deve deixar tudo que é de metal (aliança, anéis e etc...). Será conduzido a um vestiário, onde deverá retirar todas as vestimentas e colocar um avental ou camisola. Após ser colocado em uma posição confortável (decúbito lateral esquerdo), uma veia será puncionada para a administração dos sedativos e/ou anestésicos. Um cateter de oxigênio será instalado abaixo do nariz. Ao término do exame permanecerá na sala de recuperação até seu total restabelecimento. Poderá sentir um leve desconforto abdominal causado pela insuflação de ar.

Para maior conforto e segurança contamos com o que há de mais moderno em suporte, monitorizarão e condições. O procedimento é praticamente indolor.
O exame tem duração aproximada entre 20 e 30 minutos. Dependendo da necessidade de algum procedimento associado, como biópsia e polipectomia, por exemplo, este tempo pode aumentar. Devido á sedação/anestesia é indispensável a presença de um acompanhante.

Antes do exame médico as enfermeiras da Endoscopia estarão á sua disposição para esclarecimento de dúvidas.
É importante que você informe sobre exames realizados anteriormente, se tem alergias ou se já apresentou reação á algum tipo de medicação. Será necessária a assinatura de um termo de consentimento, autorizando a realização do exame e da anestesia.
Você deve comparecer ao hospital em jejum, conforme orientação recebida anteriormente.
É importante abster-se de dirigir, operar máquinas ou tomar decisões importantes logo após o procedimento.

Outras informações

As biópsias e coletas de material para cultura serão realizadas sempre que seu médico ou o endoscopista responsável pelo seu exame julgarem necessário, por exemplo: Estes fragmentos são enviados ao Serviço de Anatomia Patológica ou Laboratório para estudos que forem necessários.

Endoscopia Digestiva

O que é?

Endoscopia Digestiva Clique para ampliar

É um exame indicado para avaliação diagnóstica e, quando possível tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. Ele é realizado introduzindo-se pela boca um aparelho flexível com iluminação central que permite a visualização de todo o trajeto examinado. O exame é realizado com anestesia tópica (um spray de anestésico na garganta) e com sedação, utilizando medicação administrada por uma veia para permitir que você relaxe e adormeça.

Quais são os cuidados que devo tomar para realizar o exame?

No dia marcado é indispensável jejum de 8 horas, trazer acompanhante maior de idade e a documentação solicitada no momento da marcação do exame. Por exemplo: Cédula de identidade (RG); Cartão e/ou autorização do convênio; Pedido do médico (solicitação do exame); Trazer exames anteriores.

O que acontecerá durante o exame?

Depois de tirar as suas dúvidas, uma enfermeira irá puncionar uma veia para que possa ser administrada a medicação para você dormir. Será borrifado um anestésico local (xylocaina) para anestesiar a garganta e um cateter de oxigênio será instalado no nariz, um bocal plástico será colocado entre seus dentes. Pequenas amostras de tecido (biópsias) serão colhidas durante o exame para análise microscópica detalhada para verificar a presença do H. Pylori.
Após o término do exame, será encaminhado á sala de recuperação acompanhado pela enfermeira, onde permanecerá por cerca de vinte á trinta minutos, para então receber alta, podendo voltar a se alimentar normalmente.
Sua garganta pode ficar adormecida ou levemente irritada e você pode sentir um discreto desconforto no estômago. Caso você tenha recebido oxigênio suplementar durante o exame, pode ocorrer espirros ou sensação de congestão nasal.

O que devo fazer após o procedimento?

Um acompanhante deve estar obrigatoriamente disponível para ajudá-lo de volta para casa. Devido aos efeitos da medicação, você não deve dirigir carros, operar máquinas, ou beber álcool até o dia seguinte ao exame. Então você será capaz de retornar às suas atividades rotineiras, retomando sua dieta normal e voltando a fazer uso de suas medicações rotineiras, a menos que tenha sido instruído do contrário por seu médico. O resultado do exame ficará disponível na unidade de endoscopia a partir do dia seguinte, após 12 horas, onde também poderá ser visualizado pelo site com a senha personalizada que será entregue junto com o laudo.
As biópsias que foram obtidas durante o procedimento, serão encaminhadas ao laboratório de anatomia patológica, onde demoram cerca de sete dias para sair o resultado; Quando o mesmo ficar pronto, será disponibilizado na unidade de endoscopia e no consultório de seu médico (que solicitou o exame), quando este autorizar. O médico que solicitou o exame é o profissional mais habilitado para orientá-lo em relação ao diagnóstico encontrado.

Endoscopia Digestiva Alta e Baixa
Dra Patrícia Dória Lourenço
Rua Luiz Vaz de Camões, 3236 - Redentora
São José do Rio Preto
drapatricia@endoscopiasjrp.com.br
|17| 3022-1030 - 8115-9268
desenvolvimento: StudioA